sábado, 16 de fevereiro de 2008

ALLSTAR 100 Anos de Sucesso!




Converse: a marca do All Star completa 100 anos




Quem gosta de moda provavelmente já teve um par de All Star no armário. Mas quem gosta mesmo de moda tem pelo menos mais de um modelo na sapateira. Criada em 1908, a marca completa um centenário neste ano – taí mais uma razão para investir em outro parzinho!




Foi o norte-americano Marquis M. Converse quem fundou a Converse Rubber Company, em Malden, Massachusetts. Mas foi o jogador de basquete Charles H. Chuck Taylor quem, em 1921, desenvolveu um modelo mais reforçado, com o design que conhecemos hoje. Demorou um pouco até o calçado número um de vendas nos Estados Unidos aparecesse nos pés de James Dean, em 1956. Mas foi só isso acontecer para que o tênis se tornasse mania entre os jovens, que já investiam na dupla jeans e camiseta – outra moda inaugurada por Dean.





O mundo da música também tem lá a sua culpa nesse feito. Ramones, Rolling Stones, Kurt Cobain e os garotos do Strokes são alguns exemplos de famosos que não desgrudam do microfone... E dos seus All Stars, cano longo ou curto. O estilo roqueiro, copiado por milhões de jovens, tinha – e ainda tem – que incluir um All Star no look.


Nesse meio-tempo, a empresa foi comprada pela Nike, ganhou palmilhas mais confortáveis e roupagens das mais variadas – há versões em couro de cobra, perolados, cetins e mesmo os de lona estampada dos jeitos mais criativos possíveis. Até no discurso ecologicamente correto a marca entrou: existem peças desenvolvidas com tecido feito de garrafa PET.




Por aqui, o tênis é moda desde a década de 80. Ele já caminhou em passarelas como a de Patrícia Viera (inverno 2008), Moshe (inverno 2007), Sommer (verão 2007) e Alexandre Herchcovitch (inverno 2006). E até passeou pelas artes: o tênis foi o objeto de trabalho de Tiago Judas em exposição na Galeria Vermelho (2007), é alvo de intervenções de graffiti e ganhou edições especiais remetendo a obras de artistas como Frida Kahlo.







O All Star também já virou sapatilha, bota e tênis com um muito discutível salto alto. Mas o que não se discute é o sucesso do modelo, que os números confirmam: as vendas já passaram de 1,1 bilhão de unidades. A marca merece ser celebrada, não? Na galeria há imagens que contam um pouco mais da história do tênis que, ignorando os avanços tecnológicos da indústria esportiva, atravessou um século inteiro sem pisar em falso.